Nova York registra menos trânsito após implementação de pedágio urbano
Autoridades divulgam dados após primeira semana de programa polêmico que cobra US$ 9 em horários de pico
Os primeiros dados do novo programa de pedágio urbano da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, mostram que o congestionamento diminuiu na primeira semana, já que menos motoristas viajaram para o centro da ilha de Manhattan, embora o tráfego tenha continuado intenso em partes da zona de pedágio.
Nos primeiros seis dias do programa, as autoridades estimaram que houve dezenas de milhares de veículos a menos entrando nas partes mais movimentadas de Manhattan abaixo da 60th Street, que inclui alguns dos destinos mais famosos da cidade, como a Times Square, o edifício Empire State e o parque High Line. O pedágio urbano visa aumentar o uso do transporte público e diminuir o número de motoristas.
A maioria dos carros de passageiros agora é cobrada US$ 9 por dia, cerca de R$ 60, para entrar na zona de pedágio em horários de pico, com taxas adicionais para caminhões e outros veículos, além de descontos noturnos. O programa começou em um domingo, que normalmente tem tráfego leve, mas o verdadeiro teste veio no dia seguinte, quando muitos trabalhadores retornaram após as férias.
As entradas médias nos dias úteis na zona tarifária e nas rodovias que a cercam caíram 7,5% em comparação com uma estimativa de um dia útil médio em janeiro antes do programa, de acordo com a Autoridade Metropolitana de Transporte (MTA, na sigla em inglês). No domingo, as entradas caíram cerca de 18,5%, quando comparadas com a mesma linha de base. A queda no tráfego representou uma média de 43.800 veículos a menos por dia, ou 219.000 veículos a menos por semana, entrando na zona tarifária e nas rodovias próximas, de acordo com a autoridade, que calculou as estimativas usando dados de anos anteriores.
Da Folha de São Paulo