Novembro Azul: câncer de próstata tem 90% de chance de cura com diagnóstico precoce
(Foto: Adonis Guerra)
O segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do de pele, o câncer de próstata ganha atenção especial este mês. O Novembro Azul, como ficou conhecido, foi o mês escolhido por conta do dia 17, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Considerada doença da terceira idade, já que 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, ela mata mais de 13 mil homens por ano no Brasil. E a estimativa do Instituto Nacional do Câncer, o INCA, é que até o final de 2016 sejam contabilizados 61.200 casos no País.
Para conscientizar a categoria sobre a importância da prevenção e incentivar a realização periódica de exames, os Metalúrgicos do ABC promovem hoje, na Sede, a partir das 9h30, evento para tratar do assunto. A atividade contará com palestra do urologista Dr. Carlos C. Cavalcante, chefe do serviço de urologia do Hospital São Bernardo.
“Precisamos nos cuidar melhor e seguir o exemplo das mulheres que têm o hábito de fazer consultas periódicas. Entre nós, homens, o assunto muitas vezes ainda é motivo de piada, mas o tema é bastante sério e o preconceito e a falta de informação podem ser fatais”, alertou o coordenador da Comissão de Saúde do Sindicato, Amarildo Sesário de Araújo.
Ainda de acordo com o INCA, a alta nas taxas de incidência no Brasil é parcialmente justificada pela evolução nos exames, mais informação e o aumento na expectativa de vida.
Apesar dos avanços, estima-se que um a cada seis homens ainda terão câncer de próstata durante sua vida, e um a cada 34 morrerá da doença. A boa notícia é que 90% dos casos têm chances de cura, desde que diagnosticado precocemente.
A recomendação é que homens entre os 40 e 45 anos procurem o médico urologista e façam o exame preventivo, preferencialmente se houver incidência na família, já que isso potencializa as chances de risco.
(Foto: Adonis Guerra)
PRÓSTATA, SINTOMAS E PREVENÇÃO
(Foto: Adonis Guerra)
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina, armazenada na bexiga, é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido que contém os espermatozoides.
Alguns dos tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.
Os principais sintomas são: desconforto urinário, aumento da frequência urinária durante a noite, jato urinário mais fraco que o comum e sangramento urinário, quando em fase já avançada da doença.
O exame de toque retal é o principal procedimento para o diagnóstico, mas não o único. É possível iniciar a prevenção por meio da realização do exame de sangue, conhecido como “PSA”, sigla em inglês para “Prostate Specific Antigen”, que em português significa “Antígeno Prostático Específico”, fazer uma ultrassonografia da próstata, por fim, a realização do exame de toque retal para concluir.
Da Redação