Novembro azul e os cânceres urológicos nos homens

Finalizando a série de artigos sobre o “Novembro Azul e o Câncer de Próstata”, apresentamos uma visão geral dos tipos de cânceres que podem acometer o aparelho urológico nos homens. Saiba quais são os principais sintomas, manifestações, riscos e cuidados a tomar para evitar a doença.

Foto: Divulgação

Dentre os tipos de cânceres urológicos, o de bexiga é o segundo tipo mais comum de câncer no sistema urinário. Em geral atinge homens acima dos 60 anos e podem acometer mulheres e pacientes mais jovens. Os principais sintomas são sangue na urina, incontinência urinária e ardor ao urinar.

Os tumores de pênis são raros e aparecem principalmente em homens com condições socioeconômicas precárias e estão relacionados à falta de higiene. 

Além desses tipos, mais comuns, o câncer pode acometer, também, os rins e os testículos.

Podemos dizer que a hereditariedade é um dos principais fatores para o desenvolvimento de tumores urinários. No entanto, alguns hábitos de vida podem contribuir ou aumentar as chances de desenvolver a doença. O tabagismo, o uso excessivo de álcool, o consumo de drogas ilícitas, alimentação desequilibrada são exemplos desses hábitos. 

Devemos nos alimentar de maneira equilibrada, consumindo alimentos naturais, ingerindo 8 a 10 copos de água por dia e evitar o consumo excessivo de álcool e o hábito de fumar.

A atividade física regular contribui na prevenção desse tipo de doença.

Ao notar sangue na urina, incontinência urinária e ardor ao urinar procure um médico urologista para uma consulta.

Comente este artigo. Envie um e-mail para [email protected] 

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente