Novo caça do Brasil é apresentado na Suécia
Defendido pelos Metalúrgicos do ABC, o primeiro dos 36 caças Gripen foi apresentado em Linköping na terça-feira.
Foto: Divulgação
Mesmo sob ameaça de cortes do governo Bolsonaro, o primeiro caça Gripen brasileiro foi apresentado na terça-feira, dia 10, em Linköping, na Suécia. O Sindicato defendeu o projeto da Saab desde 2010 por ser o único que incluía a transferência de tecnologia e investimentos, inclusive com a inauguração da Saab Aeronáutica Montagens, em 2018, em São Bernardo.
O secretário-geral do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, reforçou a participação dos Metalúrgicos do ABC desde o início e comemorou a apresentação do primeiro caça.
“A todo o momento, desde 2010, em conjunto com o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, dialogamos muito sobre o Gripen, já que a grande questão neste projeto é a tecnologia ficar aqui no Brasil, com geração de empregos de alta qualificação em um setor extremamente estratégico para o país”, explicou.
O Sindicato, a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT e o IF Metall, o sindicato nacional dos metalúrgicos da Suécia, assinaram documento de apoio à compra dos caças Gripen em 2010, quando o primeiro-ministro da Suécia, Stevan Löfven, era o presidente do IF Metall.
“Participamos de todos os processos de conversas. Além de ser o modelo que a Força Aérea sempre quis, por ser o mais adequado para o território nacional, garantia o desenvolvimento conjunto dos caças”, disse.
“Na disputa, ainda tinha a possibilidade de ser o caça norte-americano ou francês, mas esses projetos só incluíam a compra das aeronaves. Com o Gripen, ficou assegurada a produção e a transferência de tecnologia que, em determinado momento, passará a ser brasileira”, continuou.
O secretário-geral do Sindicato alertou que neste momento o governo está desmontando o Estado brasileiro.
“Isso passa não só por saúde, educação, habitação, segurança pública, mas também passa por defesa. Diversos projetos na área de defesa, inclusive o Gripen, podem estar ameaçados com esses cortes de verbas que o governo faz”, concluiu.
O voo inaugural do caça foi realizado no dia 26 de agosto, com duração de 65 minutos, e incluiu testes de manobrabilidade e qualidade de voo em diferentes altitudes e velocidades para verificar o comportamento da aeronave. O caça será submetido ao programa de testes até 2021 na Suécia. Se aprovado, partes das aeronaves restantes serão produzidas e montadas no Brasil.
Na fábrica de São Bernardo serão produzidos: fuselagem traseira, fuselagem dianteira, caixão da asa, cone de calda e freios aerodinâmicos.
Apoio do Sindicato aos caças suecos da Saab começa em 2010
2010
Março
O prefeito de São Bernardo e ex-presidente do Sindicato, Luiz Marinho, viaja à Suécia e voa, pela 1ª vez, em um supersônico Gripen, da Saab.
Abril
Sindicato, Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT e IF Metall, o sindicato sueco, assinam documento de apoio ao modelo da Saab por assumir o compromisso de transferir a tecnologia ao País.
Novembro
Marinho conhece o projeto dos caças modelo Rafale, da francesa Dassault, e o projeto norte-americano FA-18 Super Hornet, da Boeing. Os dois disputam com o Gripen.
2011
Maio
Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro é inaugurado em São Bernardo com investimentos de R$ 100 milhões por cinco anos.
2012
Março
São Bernardo sedia a primeira reunião da Associação Brasileira das Indústrias de Defesa e Segurança.
Dezembro
Criação da Lei de Inovação e fundação da Associação Parque Tecnológico de São Bernardo. Representantes da Marinha brasileira participam de encontro com empresários do ABC.
2013
Fevereiro
São Bernardo sedia rodada de negócios entre empresários e representantes do Exército.
Março
Apoiado pelo Sindicato, o Arranjo Produtivo Local (APL) da Defesa é lançado na cidade.
Dezembro
O ministro da Defesa, Celso Amorim, anuncia que a presidenta Dilma Rousseff escolheu os caças suecos da Saab.
2014
Janeiro
Durante encontro no Paço de São Bernardo, o prefeito Luiz Marinho e executivos da Saab anunciam o investimento inicial de R$ 363 milhões para a construção de uma nova fábrica na cidade.
Setembro
O vice-presidente do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, participa de missão do APL de Defesa do ABC na Suécia para conhecer as instalações da Saab.
Outubro
Força Aérea Brasileira assina com a Saab o contrato para aquisição de 36 aviões supersônicos Gripen.
2015
Março
Prefeitura de São Bernardo inaugura o primeiro posto de atendimento à pré-catalogação do País com o objetivo de facilitar o credenciamento de empresas para fornecer produtos e serviços às Forças Armadas.
Iniciativa é apoiada pelo Sindicato.
Outubro
Aroaldo conhece a fabricação dos caças Gripen da Saab, na Suécia, e confirma a transferência de tecnologia para o Brasil. A visita é organizada pelo IF Metall, o sindicato dos metalúrgicos do país.
2016
Fevereiro
O primeiro grupo de 46 trabalhadores chega à Suécia para participar do projeto do Gripen.
2018
Maio
Sindicato participa de atividade que marca o início da instalação da fábrica da Saab Aeronáutica Montagens, SAM, em São Bernardo.