Novo carro é resultado de 15 anos de luta na Ford

"Vocês são os verdadeiros artistas desta festa", disse o presidente do Sindicato, Rafael Marques, ao cumprimentar os trabalhadores na montadora durante evento com Claudia Leitte e Ísis Valverde, que reuniu mais de 50 mil pessoas no domingo


Show de lançamento do New Fiesta. Fotos: Paulo de Souza / SMABC

Os trabalhadores na Ford assistiram, em local privilegiado, ao show da cantora Claudia Leitte, com apresentação da atriz Ísis Valverde, que reuniu mais de 50 mil pessoas para o lançamento do New Fiesta, no último domingo, no Paço de São Bernardo.

O novo carro será fabricado em plataforma global na cidade, o que coloca a fábrica de São Bernardo na estratégia mundial de investimentos da montadora. A chegada do novo carro na linha de produção da planta da Ford, em São Bernardo despertou o orgulho e a autoestima da companheirada na montadora.
O metalúrgico Ivan Silva, que já fez o treinamento para a fabricação do New Fiesta e trabalha na área de inspeção de água e ruído, contou que achava muito difícil um carro com uma tecnologia tão sofisticada ser fabricado no Brasil.

“Tenho um New Fiesta importado do México e não acreditava que era possível fazê-lo aqui, devido a sua tecnologia”, disse Ivan.

“Estamos orgulhosos por ter conseguido fazer o carro na raça. Está no nosso DNA”, brincou o companheiro, fazendo referência à informação genética que passa de pai pra filho.

Reconhecimento
Rodnei Nyilas, da área de qualidade e inspeção final, também já fez o treinamento e foi ao show de lançamento do carro no paço.

“Foi uma forma de mostrar para a família por que estávamos nos dedicando tanto ao trabalho. É um reconhecimento”, afirmou.

Segundo Rodnei, a nova tecnologia do New Fiesta está colocando os trabalhadores na Ford, em São Bernardo, no mesmo patamar dos melhores do mundo.

“São várias etapas que precisam ser testadas e checadas. E nós conhecemos todo o projeto do carro”, destacou.

Ciclo
Para o coordenador do SUR, Adalto Oliveira, o Sapinho, o momento é de encerramento de um ciclo. “Foi muito difícil chegar até aqui, mas estamos fechando este ciclo de forma positiva”, salientou.

Já para Vagner Batista da Silva, o Vagnão, coordenador do CSE, a negociação do Sindicato com a empresa deve garantir e ampliar os empregos.

“Acreditamos que essa nova visão, de inclusão da planta na estratégia global da Ford, dê vida longa para a unidade”, disse Vagnão.


Rafael Marques fala no púlpito. Foto: Paulo de Souza / SMABC

“Vocês são os verdadeiros artistas”, diz Rafael
Coube ao presidente do Sindicato, Rafael Marques, apresentar o novo veículo. E ele falou aos companheiros que estavam em local reservado bem em frente ao palco.

“Os verdadeiros artistas da festa de hoje são vocês, que pintam, estampam, montam este novo carro e que tornaram possível para o Sindicato negociar a inclusão da planta de São Bernardo na estratégia mundial da Ford”, disse.

Rafael relembrou a luta de mais de 15 anos para evitar o fechamento da empresa e garantir os empregos na região. “Naquela época, alguns apostavam que o ABC deixaria de ser industrial e isso não aconteceu”, lembrou o presidente.

E completou, “ao contrário disso, vamos continuar crescendo e desenvolvendo a região. Isso é motivo de orgulho para nós e a companheirada está de parabéns”.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, também recordou os momentos difíceis que passou, quando era presidente do Sindicato e teve que ir duas vezes aos Estados Unidos para negociar com os representantes da Ford.

“Tenho uma relação muito emocional com os trabalhadores na Ford por conta daquele período, que foi determinante para esta conquista”, afirmou o prefeito. “É a compensação de um esforço que começou lá atrás”, concluiu.

Presidente reivindica espaço no Conselho Paulista
O lançamento do novo carro que será fabricado pelos trabalhadores na Ford em São Bernardo, também teve seu anúncio realizado internamente na unidade do ABC, com autoridades do município e do Estado, na manhã desta segunda-feira (25).

O presidente do Sindicato, Rafael Marques, e o diretor Administrativo, Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, ambos do CSE na empresa, participaram do evento.

Rafael aproveitou a presença do governador Geraldo Alckmin no evento da montadora para reivindicar a participação do Sindicato e de outras entidades representativas dos trabalhadores no Conselho de Competitividade Paulista, lançado na semana passada por Alckmin.

Em resposta, o governador garantiu que buscará o apoio de todas as centrais sindicais para o desenvolvimento das câmaras que compõe o Conselho recém-criado. 

Da Redação