Novo ministro da Saúde é o terceiro do ABC no governo Dilma

O ex-secretário municipal de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro, que assumiu o Ministério da Saúde no lugar de Alexandre Padilha, será o terceiro representante do ABC no primeiro escalão do governo Dilma.

Ele vai se juntar à ministra de Orçamento, Planejamento e Gestão, Miriam Belchior, e ao secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que atuaram nos governos do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel (PT).

Médico sanitarista com mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, Chioro já trabalhou em Brasília nos três primeiros anos do governo Lula, quando foi responsável pela coordenação e estruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, em todo Brasil.

Escolha

“Onde você descobriu esse menino? Eu gostei dele”, questionou Dilma ao prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, na inauguração do Hospital das Clínicas José Alencar, na primeira quinzena de dezembro de 2013.

Ela buscava um substituto para o então ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pré-candidato ao governo de São Paulo, pelo PT. O “menino” era o secretário municipal de Saúde, Arthur Chioro.

Dias depois, Marinho informou que havia sido convocado pela presidenta para uma reunião em Brasília. Disse, porém, desconhecer qual seria a pauta.

 “Ela me chamou e vou lá ver o que é”, comentou, no começo de janeiro. A conversa era para informar que o secretário seria convidado para assumir o Ministério da Saúde.

Da Redação