Novo PAC prevê investimentos de R$ 8,4 bilhões para mobilidade urbana
Ônibus elétricos e bicicletas ganham espaço, mas veículos com motores diesel ainda serão financiados
O Governo Federal revelou que a nova fase do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) em 2025 pretende dedicar R$ 8,4 bilhões a projetos de mobilidade urbana e renovação da frota do transporte público. O valor, que será financiado pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), será dividido em R$ 4,4 bilhões para a renovação da frota e R$ 4 bilhões serão destinados a obras de infraestrutura no transporte público coletivo e na mobilidade ativa em grandes e médias cidades.
O governo detalhou os objetivos para cada área. No eixo de renovação de frota, o programa financiará a aquisição de novos ônibus elétricos e equipamentos de recarga, além de veículos padrão Euro 6 (que usam diesel) para sistemas de BRT, corredores exclusivos e transporte convencional. Também está prevista a compra de material rodante para sistemas sobre trilhos.
Já no eixo de mobilidade urbana, voltado a grandes e médias cidades, o PAC prevê financiamento de projetos de infraestrutura voltada para o transporte coletivo, incluindo corredores exclusivos, BRTs, sistemas de trilhos, centros operacionais, estações, terminais e abrigos para passageiros. Também estão inclusas no escopo iniciativas de bicicleta compartilhada vinculadas a terminais e corredores.
O governo anunciou que ampliou a faixa de municípios elegíveis, permitindo que cidades acima de 150 mil habitantes também possam acessar os recursos do PAC Mobilidade. Vale lembrar que, embora o financiamento seja federal, os responsáveis por licitar e executar as obras são os governos municipais. Em 2024, o PAC destinou R$ 25 bilhões para iniciativas de mobilidade urbana, sendo R$ 10,6 bilhões para a renovação da frota de transporte público e R$ 9,9 bilhões investidos em 74 projetos de infraestrutura.
Do Automotive Business