Novo recorde de vendas
Em setembro, último mês de redução total do IPI para veículos zero quilômetro, as vendas somaram 308 mil unidades, um recorde histórico mensal segundo a Fenabrave, a federação de distribuição de veículos. Elas foram quase 20% maiores que agosto.
A comercialização do ano também bateu recorde. Entre janeiro e setembro foram vendidos 2,3 milhões de veículos, acréscimo de 4,2% sobre o mesmo perío-do do ano passado.
A produção de setembro, no entanto, ficou em 275 mil unidades, com queda de 6,7% sobre agosto. No final do mês de setembro, o setor automotivo empregava 121 mil pessoas, alta de 0,6% em relação ao mês anterior.
Vendas devem continuar aquecidas nos próximos meses
Economia restabelecida
A maior queda no número de trabalhadores está no segmento de máquinas agrícolas. Em comparação com setembro do ano passado, a força de trabalho no setor caiu de 18 mil para 14 mil metalúrgicos. Sérgio Reze, presidente da Fenabrave, não acredita que a volta do IPI cause grande impacto nas vendas. “O fim do benefício chega num momento em que a economia está praticamente restabelecida”, comentou.