Novo Volkswagen T-Cross será primeiro híbrido nacional da marca

Misterioso modelo híbrido que a fabricante desenvolve para 2027 é a segunda geração do SUV, que terá base do Golf e vai até trocar de fábrica

A Volkswagen já prometeu que lançará em 2027 o seu primeiro produto híbrido flex nacional, com produção em São Bernardo do Campo (SP). No passado, chegamos a afirmar que se trataria de uma família de SUVs médios de codinome Tayron, formada por um utilitário convencional e outro estilo cupê. Agora, Autoesporte pode afirmar que será, na verdade, a segunda geração do T-Cross, em 2027, seguida pela segunda geração do Nivus no ano seguinte.

Documentos obtidos por nossa reportagem apontam que o primeiro de dois modelos híbridos que a Volkswagen fabricará em São Bernardo do Campo (SP) a partir de 2027 é tratado internamente como novo T-Cross. Além disso, a fabricante já teria comunicado sua cúpula nacional sobre a decisão de migrar a produção do SUV compacto de São José dos Pinhais (PR) para o ABC paulista nesse mesmo ano, o que indica que ele vai mesmo trocar de geração (e de fábrica).

Isso porque o complexo da Anchieta é o único que vem sendo preparado pela Volkswagen para produzir veículos com baterias de alta tensão. Isso significa que o T-Cross de segunda geração pode até ter versões híbridas leves de 48 Volts, mas não apenas isso: será possível ter na gama conjuntos híbridos plenos (HEV) e até plug-in (PHEV), sempre baseados no novo motor 1.5 TSI Evo2.

O motor 1.5 TSI Evo2 permitirá a adoção de todos os tipos de motorização híbrida nos Volkswagen nacionais. A fabricante chama a arquitetura dedicada a seus novos produtos eletrificados de MQB Hybrid. Com a troca de plataforma, o novo Volkswagen T-Cross deve crescer ligeiramente, mas não muito. O SUV tende a ficar com dimensões similares às do SUV europeu T-Roc, construído sobre a mesmíssima base.

Do AutoEsporte