Novo VW Nivus 2021 começa a ser produzido e chega às lojas ainda em junho

Crossover integra linhas de montagem da fábrica da Anchieta ao lado de Polo e Virtus

Apresentado à imprensa no final de maio, o Volkswagen Nivus não demorou mais que duas semanas para começar a sair das linhas de montagem da fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (8), a marca confirma o início da produção do crossover e divulga novos detalhes a respeito do desenvolvimento do projeto.

“Hoje damos início à produção do VW Nivus e somos os primeiros do Grupo VW a desenvolver um projeto 100% digital. Com isso, diminuímos o tempo do projeto em 10 meses, ao realizar testes e validações virtualmente, e tornamos os processos mais eficazes e com significativa redução de custos”, disse Pablo Di Si, presidente e CEO da VW para a América Latina.

Construído sobre a plataforma modular MQB-A0 dos irmãos Polo e Virtus, o Nivus aproveita todo o aparato tecnológico da fábrica paulista – cuja estrutura foi toda modernizada através de investimentos da ordem de R$ 7 bilhões. A VW explica que foram adquiridos 419 novos equipamentos, incluindo cerca de 90 robôs (alguns já alinhados com a tecnologia VASS6, da chamada indústria 4.0).

O desenvolvimento foi inteiramente tocado no Brasil e dará ao Nivus a exclusividade de ser o primeiro carro da marca projetado aqui e produzido na Europa. Isso porque, além de Anchieta, o crossover será fabricado em Pamplona, na Espanha, de onde sairá para os principais mercados europeus partir de 2021. Por aqui, a estreia comercial deverá acontecer dentro de poucas semanas, quando será iniciado o período de pré-venda.

Do Motor1