Novos direitos para as mulheres no G3

As metalúrgicas que trabalham nas autopeças, forjarias e fábricas de parafusos (grupo 3) sairão desta Campanha Salarial com mais direitos sociais.

Os patrões concordaram em estender a licença maternidade de 180 dias à trabalhadora adotante, desde que a criança tenha até 3 anos de idade.

Avançou também o valor do auxílio creche. Ele será de 20% sobre o maior piso salarial para crianças até 2 anos e não mais sobre o menor piso. As mães também poderão receber o auxílio e deixar seus filhos com familiares, sem apresentar recibo com despesas de creche.

Os representantes do setor concordaram, ainda, em conceder dois dias de ausência justificada para o acompanhamento de filhos, marido ou esposa dependente nas internações hospitalares.

“Vamos continuar nossa pressão para ampliarmos os avanços para as companheiras em todos os grupos”, disse Ana Nice (foto), diretora executiva do Sindicato.

Terça-feira da próxima semana, dia 30, FEM-CUT e G 3 continuam os debates das demais reivindicações e iniciam as negociações sobre as cláusulas econômicas. No mesmo dia haverá nova rodada com o grupo 2 (máquinas e eletroeletrônicos).

Da Redação