Novos passos da campanha da fraternidade
Encontro em Itaici discute andamento da campanha e apresenta metas que serão cobradas dos poderes públicos
Os primeiros resultados da campanha da Fraternidade 2006, que tem como tema Fraternidade e Pessoas com Deficiência, bem como propostas para sua continuidade, foram discutidos entre os últimos dias 19 a 21 de maio em Itaici, na cidade de Indaiatuba (SP). Coordenadores da campanha no Estado elencaram prioridades para que seja efetiva a inclusão e para propiciar melhores condições de vida às pessoas com deficiência.
Segundo Tuca Munhoz, representante do Instituto MID para Participação Social da Pessoa com Deficiência, os coordenadores apresentaram suas experiências e dificuldades, o que possibilitou a elaboração de documento ao final do encontro. “A luta pelos direitos das pessoas com deficiência faz parte da luta de todas as pessoas e segmentos sociais excluídos e marginalizados; portanto, é uma luta de toda a sociedade brasileira na construção de uma nação mais justa e não excludente”, lembra o documento.
Entre as metas estabelecidas que serão cobradas dos poderes públicos – em especial nesta época de eleições, em que candidatos ao legislativo federal e estadual assumem compromissos para seus mandatos – estão itens como o fortalecimento e criação de conselhos de defesa das pessoas com deficiências em todos os municípios de São Paulo, além da criação de um programa de atenção à saúde que seja específico para as pessoas com deficiência.
Mais encontros – A sétima reunião do Fórum de Promoção da Campanha da Fraternidade 2006 – Fraternidade e Pessoas com Deficiência, será hoje, no Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência. O encontro, que terá como tema o direito ao transporte para pessoas com deficiência, acontece das 9h às 12h. O endereço é rua Antônio de Godói, 122, Santa Ifigênia, São Paulo. Mais informações pelo telefone 3331-2276.
Já o Fórum Regional ABC está marcado para 1º de julho às 14h30, na Cúria Diocesana de Santo André, que fica na Praça do Carmo 36, no Centro – fone 4438-2077.
Reivindicações
Fortalecer e criar conselhos de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência em todos os municípios de São Paulo;
As políticas públicas de educação, saúde, transporte etc. devem ser de caráter inclusivo;
Cumprimento da lei de acessibilidade das pessoas com deficiência;
Criar programas de saúde da pessoa com deficiência de acordo com o SUS.