Números para uma boa campanha

Números para uma boa campanha

Os indicadores de produção, faturamento, emprego e exportação dos principais setores metalúrgicos apresentaram percentuais positivos no primeiro semestre deste ano. A tendência é manter o crescimento até o final de 2005.

Alguns exemplos são:

Automotivo – Tende a bater novo recorde de produção, chegando a 2,4 milhões de unidades. No primeiro semestre a produção já cresceu 15,7% em relação a igual período de 2004.

Eletroeletrônico – Apesar do desaquecimento nos meses de maio e junho e da queda do dólar, o que facilita a importação, principalmente de produtos provenientes da China, a previsão é de crescimento de 15% no faturamento.

Bens de Capital – Apresentou crescimento de 29,5% no primeiro semestre, apesar da apreensão sobre a continuidade do crescimento.

Investimento – Outro ponto importante a contribuir com o desempenho positivo é o BNDES financiar cerca de 25 bilhões de reais em investimentos na indústria metalúrgica.

Emprego – Já emprego no setor no primeiro semestre também aumentou com o acréscimo de 44 mil novas vagas em todo o País, um aumento de 2,9%.

Desta forma, o cenário para as negociações coletivas, assim como em 2004, também continua favorável.

Considerando que o início do segundo semestre historicamente é o pico da produção em diversos setores da indústria metalúrgica, acreditamos que o ano de 2005 irá terminar com indicadores bastante positivos.

Subseções Dieese da CUT Nacional e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC