O acordo na Volks
Após uma longa jornada de lutas, nosso Sindicato conseguiu chegar a um acordo com a Volks. Em primeiro lugar, a empresa reconheceu a estabilidade no emprego até novembro de 2006. Outra conquista foi que os trabalhadores considerados excedentes terão liberdade de escolher qual a melhor alternativa até o final da estabilidade.
Assim, eles poderão ser transferidos para o Centro de Formação Educacional (CFE), e frequentar cursos de especialização e reci-clagem, ou permanecer em casa até o final da estabilidade. Em qualquer caso, receberão todos os salários e benefícios como se estivessem na empresa.
Na implantação do projeto Autovisão, os trabalhadores que estiverem no CFE terão preferência para ocupação de vagas. Outra garantia importante é que o projeto não será implementado sem prévia discussão, conforme pretendia a empresa. Está assegurada a participação do Sindicato, o que garante transparência ao processo.
>> Voluntariado
A quem preferir rescindir seu contrato de trabalho, abrindo mão da estabilidade, a fábrica propôs um PDV que ficará aberto até 15 de dezembro. No entanto, para quem não recebeu o aviso de excedente, há necessidade de troca com alguém que tenha recebido, desde que com perfil e salário equivalentes.
Em fevereiro do próximo ano, novo PDV será aberto, nas mesmas condições, porém, ao invés de 20 salários nominais de indenização, serão oferecidos 10 salários.
O mais importante da proposta, como já ressaltamos acima, é que nada será imposto ao trabalhador, que terá plena liberdade de escolher o melhor caminho. Por isso, é importante que ele reflita bem e discuta a melhor solução com seus familiares.
Departamento Jurídico