O Brasil nunca teve um programa com a envergadura do Pronatec , diz Dilma
A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (2), em Natal, durante entrevista às rádios 96 FM e Nordeste Evangélica, que o Brasil nunca teve um programa com a envergadura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Dilma está no Rio Grande do Norte para a inauguração de três novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), além da entrega dos diplomas de conclusão de curso a 4.500 alunos do Pronatec.
“Acho que é o grande passo. Nunca no Brasil teve um programa com a envergadura do Pronatec. O governo colocou R$ 14 bilhões no programa, estamos chegando a 4,6 milhões de inscritos, e até 2014 queremos chegar a 8 milhões. Vamos chegar lá. São R$ 14 bilhões que colocamos, e o curso é gratuito porque nós pagamos”, afirmou a presidenta.
A presidenta disse que deseja ter a educação como a marca de seu governo e citou a inauguração dos campi de Ceará-Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi como parte importante do processo de interiorização do ensino superior.
“Acredito que uma das maiores iniciativas que tivemos foi a interiorização, tanto dos cursos técnicos quanto das faculdades. Acredito que isso contribui para o desenvolvimento regional, primeiro porque as pessoas têm condições de estudar na sua cidade. Agora, começamos esse processo de interiorização em 2003, e eu dou continuidade. Isso significa colocar a oportunidade onde a pessoa mora ou o mais perto possível”, disse.
Do Info Planalto