O Dia Mundial da Água
Todas as formas de vida necessitam de água para sobreviver. Um ser humano consegue ficar mais de 30 dias sem se alimentar, mas não resiste a cinco dias sem beber água. A água representa 70% do peso do corpo humano e sua falta pode provocar debilidades e até a morte.
Sendo um líquido tão importante para a sobrevivência, por que ainda é tratado com tanto descaso pelas pessoas?
Cenas de desperdício de água tratada se repetem todos os dias, como lavar o quintal com a mangueira ou deixar a torneira aberta enquanto se escova os dentes.
Ao mesmo tempo, existem milhões de pessoas no mundo que sequer têm acesso à água potável. Só no Nordeste brasileiro são 11 milhões que não têm acesso à água potável e percorrem dezenas de quilômetros para encontrar água de baixa qualidade.
Relatório do grupo WWF (Fundo Mundial da Natureza) mostra que as mudanças climáticas ocasionadas pelo aquecimento global, poluição, consumo exagerado de água e crescimento acelerado estão colocando em risco os dez principais rios do mundo. Milhões de pessoas serão afetadas e muitas formas de vida aquáticas deixarão de existir.
Durante esta semana, mais de cem eventos em todo o Brasil debatem o tema dos recursos hídricos, suas formas de gestão e seus múltiplos usos.
Além do debate e reflexão é preciso uma mudança de comportamento da população. Zelar pela preservação da água é zelar pela preservação da vida. A água é a herança social das futuras gerações.
Subseções Dieese do Sindicato e da CUT Nacional