O dirigente como educador

O Plano de Formação Sindical delineado para o período 2005/2007, reafirma um dos marcos mais significativos da política de formação desenvolvida pelo Sindicato: o reconhecimento do papel do dirigente como educador. Pode-se dizer que esse é um dos fundamentos dessa política, tornando-se um dos pilares da experiência de formação que já dura mais de 20 anos, distinguindo-a no cenário da formação sindical cutista.

Isso tem um significado muito peculiar. O dirigente atua em vários momentos e de diversas formas como educador. Ele tem um papel ativo na construção dessa política, contribuindo com seu saber e experiência na formulação de propostas incorporadas ao Plano de Formação e no acompanhamento de sua implementação.

Vai e volta
O dirigente atua diretamente como formador, participando da preparação e da execução de atividades formativas, ao lado de formadores profissionais. Nesse processo, há um duplo movimento: ele contribui para a formação de outros e, ao mesmo tempo, se forma, adquirindo novos conhecimentos, novas experiências e novos saberes.

Ele desempenha esse papel também em outros espaços e momentos: ao fazer o trabalho de base, ao esclarecer dúvidas dos companheiros, ao dar exemplo de companheirismo e de solidariedade, ao coordenar uma reunião ou assembléia, ao comandar uma mobilização ou dirigir uma luta. Todas essas ações são educativas e, ao mesmo tempo, carregadas de um significado político. Em todas elas o dirigente aprende e educa.

Departamento de Formação