O futuro é agora

Ou começamos a preparar postos de trabalho para pessoas mais idosas ou estaremos excluindo do trabalho milhares de pessoas que sequer terão como se aposentar.

Todo brasileiro conhece as dificuldades de uma pessoa com mais de 40 anos encontrar um emprego. Quem está trabalhando sabe também como é complicado manter-se produtivo e acompanhar o ritmo de produção imposto pelas empresas após os 40 ou 45 anos.

Não é por acaso que num processo seletivo as empresas preferem pessoas muito jovens, com boa escolaridade e formação profissional, deixando de lado atributos como experiência e vivência profissional.

>> Perfil brasileiro está mudando rapidamente

Três fatos estão modificando rapidamente o cenário de País jovem que o Brasil sempre teve.

1. O tempo médio de vida está se aproximando rapidamente dos 70 anos e o aumento dessa população economicamente inativa representa custos crescentes para a Previdência Social.

2. Foram criados limites mínimos para aposentadoria, que hoje são entre 48 e 53 anos, mas no futuro deverão aumentar.

3. O atraso para a entrada dos jovens no mercado de trabalho representa um custo social menor do que a manutenção de aposentados fora do mercado de trabalho.

>> Já é um problema nos países desenvolvidos

Na França, a reforma da previdência social aprovada no mês passado aumentou em cinco anos a idade mínima para aposentadoria, passando para 60 e 65 anos de idade nas empresas privadas.

O objetivo é eliminar o déficit do sistema. Essa reforma também ocorreu em outros países e aqui no Brasil o limite mínimo de idade deve ser aumentado no futuro, como já ocorreu para os fun-cionários públicos.

>> Melhoria das condições de trabalho é o desafio

Assim como nos outros países, nosso grande desafio será a criação de postos de trabalho adaptados às necessidades físicas e psíquicas das pessoas na quarta ou quinta décadas da vida.

Outro problema será dar acesso à formação e informação para que essas pessoas convivam com novas formas de produzir e novas tecnologias.

Continuaremos o tema na próxima semana.

Comissão de Saúde, Condições de Trabalho e Meio Ambiente.