O perfil do consumidor brasileiro

Na semana passada escrevemos sobre o mercado interno brasileiro e sua importância para minimizar os efeitos da crise financeira. Hoje, discutiremos sobre o novo perfil de consumo do brasileiro perante essa turbulência econômica global.
O Brasil passou nestes últimos anos de crescimento por grandes mudanças no perfil econômico de sua população, que teve seu poder de compra elevado significativamente.
Este cenário de prosperidade trouxe muitas oportunidades e desafios para as empresas,
que precisaram desenvolver serviços e produtos para atender as demandas deste novo consumidor.
A multiplicação dos empregos e o acesso rápido ao crediário fizeram com que os brasileiros aproveitassem de maneira inédita as delícias do consumo.
E como consumiram! Parte expressiva da população realizou o sonho do carro novo, muitos reformaram suas casas, trocaram móveis, viajaram. Este crescimento econômico
proporcionou também a uma parcela mais carente da população acesso a produtos
simples como condicionador de cabelos, iogurte, sucos em caixas etc.
Então veio a crise econômica e tudo mudou. O medo de perder o emprego e de não conseguir arcar com suas responsabilidades tem tirado o sono do trabalhador e mudado seus hábitos de consumo. É certo que o mercado interno anda aquecido, porém também é certo que a população anda consumindo com mais contenção.
Esta oscilação no comportamento do brasileiro é esperada, já que em tempos de incerteza é natural que as pessoas se protejam e revejam suas prioridades.
O fato é que, apesar de tudo o que se fala sobre a crise, o consumidor ainda mantém o desejo e a necessidade de consumir.
Não um consumo desenfreado e inconsequente como o dos norte-americanos, mas consumo
de bens primários e necessários para melhorar a qualidade de vida. Por isso, as medidas tomadas pelo governo federal para evitar a queda no consumo tem surtido tão bons resultados.