O presidente ´Chão de Fábrica´


Paulo Cayres com dirigentes sindicais de Açailândia durante visita à fábrica na região.
Foto: Divulgação

O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, Paulo Cayres esteve nos dias 16 e 17 de junho em visita ao Sindicato dos Metalúrgicos de Açailândia (MA) e em empresas da região.

Acompanhado do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Açailândia, Jarlis Adelino, Paulão conheceu de perto a realidade dos trabalhadores na Siderúrgica Queiroz Galvão e o canteiro de obras da primeira aciaria do Maranhão. Os dirigentes sindicais Samuel Carneiro Aguiar e Zilmar Oliveira também fizeram parte da comitiva.

“Estas visitas que tenho feito em todo o Brasil visam fortalecer os sindicatos, dando sequência à política da CNM/CUT que visa conhecer a realidade das entidades filiadas”, disse. 

Segundo Cayres, em Açailândia, o sindicato saiu de apenas 98 sócios para mais de 1,3 mil em pouco tempo. “Esta foi uma surpresa que me agradou muito, pois senti que na base os trabalhadores estão contentes com a atuação do sindicato”, afirmou.

O presidente da CNM/CUT ressalta que o Sindicato local tem dado mostras de maturidade para negociar. “Em 2010 eles foram ao Senado para negociar um acordo que revertou uma série de demissões na categoria e, em fevereiro deste ano, fizeram uma grande greve que teve ratificando o poder de luta dos trabalhadores”.

Além disso, Paulão constatou que o Sindicato tem uma forte atuação para além das fábricas. “Um Sindicato que tem interação com a sociedade dialoga com a cidadania. E eles tem cumprido bem este papel”, finalizou.

Da CNM/CUT