“O presidente pediu e a gente cumpriu”
Sérgio Nobre, presidente do Sindicato, comemora o maior índice de aumento real conquistado por uma categoria em campanha salarial neste ano, em todo o Brasil. Ele lembrou a recomendação do presidente Lula que disse que este é o momento para melhorar o salário.
O presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, disse que os metalúrgicos conseguiram os melhores acordos de campanha salarial deste ano.
“O presidente pediu e a gente cumpriu”, disse ele, ao comentar a recomendação do presidente Lula na festa de posse da diretoria, no início de agosto.
Na ocasião, Lula disse que era o momento de buscar aumento salarial porque a produção está em alta. Sérgio lembrou que os trabalhadores conquistaram aumento real pelo sexto ano consecutivo, repondo parte das perdas da década de 90, quando FHC e o neoliberalismo colocaram o País em recessão.
Girar a roda – “Aumentar o poder de compra dos salários é estar afinado com a política de desenvolvimento no sentido de fortalecer o mercado interno e fazer a roda da economia girar”, comentou.
Ele destacou que outra conquista foi a unificação das datas-base para setembro nos cinco grupos patronais.
Sérgio Nobre disse que o acordo com o grupo 3 prevê a criação do programa de formação dos trabalhadores por empresa.
“Este é outro grande avanço. A partir de 2009 os metalúrgicos terão um dia por ano para fazer vários cursos no Sindicato, conhecer seus direitos, sua entidade e aumentar sua consciência de classe”, disse.