O que é dívida pública

Quem nunca contraiu uma dívida que atire a primeira pedra. Provavelmente todos nós sabemos explicar o que é uma dívida e, especialmente, os efeitos dela em nossas vidas.

Mas, e a dívida pública? O que é?

Dívida pública é aquela contraída pelos governos (federal, estaduais e municipais) para financiar parte dos seus gastos não cobertos pela arrecadação (impostos, taxas, contribuições etc).

Origem do dinheiro

Quando os recursos provêm dos bancos públicos e privados que operam no país ou dos investidores privados, é chamada de dívida interna. A dívida externa, por sua vez, é financiada por instituições internacionais e governos de outros países.

Para se avaliar o tamanho da dívida é comum compará-la com o Produto Interno do Bruto (PIB – total de riquezas geradas no país).

No caso do Brasil, ao longo dos oito anos de governo FHC, a relação dívida/PIB aumentou de 32,5% para 57,3%, ou seja, quase que dobrou. A partir de 2003, essa relação vem diminuindo gradativamente, fechando 2005 em 51,2%.

Em queda

Contribuíram para esta redução o aumento do PIB, a valorização do Real frente ao dólar (a dívida externa e parte da dívida interna são indexadas à moeda americana) e alguns pagamentos realizados antecipadamente pelo governo atual. Como outros fatores influenciam a dívida pública, trataremos deles nos próximos artigos.

Subseções Dieese do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e CUT Nacional