O que está em debate

Queremos liberdade e autonomia sindical para o trabalhador ter o direito de escolher livremente o sindicato que será seu representante.

Para tanto, é preciso rever a unicidade sindical, que só permite um sindicato por base territorial, e também o enquadramento sindical, que fixa o conceito de categoria.

Queremos o fortalecimento da organização sindical no local de trabalho, com legislação garantindo a livre organização e protegendo contra atos anti-sindicais dos patrões.

Nossa luta é pela implantação de sindicatos amplos, de preferência nacionais, com o trabalhador buscando a unidade por vontade própria e não por obrigação da lei.

Com sindicatos fortes e um processo de negociação dinâmico, perde importância o papel da Justiça do Trabalho para intervir nos conflitos entre trabalhadores e patrões.

A forte organização sindical no local de trabalho deve possibilitar uma contratação coletiva permanente, que garanta um acordo nacional com direitos mínimos articulados por profissão ou por categoria. Falta aqui a sua proposta.