O que pode mudar com a chegada do BYD King ao Brasil
Novo modelo percorre até 1.200 quilômetros com tanque cheio e carga total na bateria
A Build Your Dreams (BYD), montadora de carros elétricos chinesa, lançou na terça-feira (18) o BYD King DM-i — o novo modelo híbrido plug-in no Brasil. Na visão dos especialistas consultados pelo Valor, há uma expectativa de readequação de preços dos pares no mercado. O King será comercializado em duas versões de sedã: BYD King GL (a partir de R$ 175.800) e BYD King GS (a partir de R$ 187.800).
A principal diferença entre ambos é o tamanho da bateria, de 8,3 kWh e 18,3 kWh, respectivamente. No mais potente, a bateria chega a até a 120 km de autonomia no modo puramente elétrico. O carro entra no Brasil para competir com sedãs híbridos e a gasolina de outras marcas, como o Corolla, da Toyota, e o Jetta, da Volkswagen. O Toyota Corolla Altis Prem. 1.8 híbrido, um dos concorrentes diretos do King, está na faixa de R$ 187.790 a R$ 198.890, enquanto o Jetta GLI 350 TSI 2.0 está sendo comercializado por R$ 241.766, de acordo com a tabela Fipe.
A chegada do King no mercado brasileiro pode gerar um risco para o número de vendas do Corolla, com perda de potenciais clientes estimadas em até 25%, na visão de Cássio Pagliarini, estrategista-chefe na Bright Consultoria. “A Toyota é um ícone do mercado brasileiro, com uma confiabilidade maravilhosa, mas a BYD tem mostrado suas ferramentas muito bem. Com o preço a partir de R$ 175 mil, a Toyota vai sofrer bastante risco. Na minha visão, há uma possibilidade de 20% a 25 % dos clientes do Corolla migrarem para o King”, disse Pagliarini.
Contudo, J. R. Caporal, CEO da Auto Avaliar, acredita que o Corolla não deve ter um reajuste de preços, considerando a tradição e postura da Toyota em relação à oferta e demanda de seus carros, mas outros pares do setor, como o Jetta, da Volks, devem ter seus preços reduzidos. Segundo ele, o Brasil é um país “órfão de sedãs” e que os consumidores têm apenas o Corolla, o Jetta e outros poucos carros como opções.
Do Valor Econômico