O que será de nós?

Muito provavelmente você já escutou ou pensou nessa frase ao ter se deparado com os noticiários de mortes ou por ter sabido do falecimento pela Covid-19 de alguém próximo ou conhecido.

Foto: divulgação

A dúvida aumenta na medida em que os testes para produção de vacina efetiva demoram e podem não chegar a tempo de ser vacinado.

Em desespero, pensamos em utilizar remédios caseiros, chás, cloroquina, ainda que não prescritos por médicas e médicos sérios e habilitados, e ainda que não haja qualquer comprovação científica da eficiência dessas substâncias.

Outro aspecto diz respeito às sensações, emoções, dúvidas que principiam a tomar da gente, quando escutamos falar em lockdown.  E o que é lockdown e pra que serve?

Lockdown significa bloqueio total. No cenário pandêmico da Covid-19, essa é a medida mais rigorosa a ser tomada e serve para desacelerar a propagação do novo Coronavírus, através da limitação da circulação da população em lugares públicos. Permite-se, somente, e de forma limitada, a ida a farmácias, supermercados ou hospitais e outras poucas atividades.

Algumas dicas para o seu bem-estar neste período: planeje uma rotina para ficar em casa; mantenha horários regulares para levantar e se deitar; mantenha os cuidados usuais e rotinas de alimentação; faça pausas e se movimente durante o dia, mesmo que esteja em trabalho remoto. Programe realizar exercícios físicos em intervalos regulares durante o dia. Leia livros, ouça música, veja bons filmes na televisão, converse com amigos pelo telefone, WhatsApp. Cante, converse, brinque com as crianças e animais de estimação.

“AQUI NÃO, CORONAVÍRUS!”

Comente este artigo. Envie um e-mail para [email protected] Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente