O Sindicato para os próximos 50 anos

Metalúrgicos encerram o 6º congresso e definem plano de ação

Raquel Camargo

 

O Sindicato encerrou na tarde deste domingo (17) o 6º Congresso da categoria com a definição de 17 prioridades que a atual diretoria assumirá até o final do seu mandato, em 2011. Sob o lema 50 anos de luta: Construindo um Brasil justo e democrático, o congresso reuniu 543 metalúrgicos e metalúrgicas nestes sábado e domingo.

“Trata-se do maior momento da categoria por que é a oportunidade que todos têm de planejar o que faremos daqui por diante”, disse o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre.

“Tudo o que se decidiu vai balizar nossa ação no dia-a-dia da fábrica”, considerou Raimundo Domingos da Silva, o Raimundinho, vice coordenador do Comitê Sindical na Mercedes Benz.

As várias emendas e assuntos discutidos e aprovados nos 17 temas tiveram dois focos. O primeiro é a ampliação da organização no local de trabalho. O segundo é Sindicato e Sociedade, que determina o papel e a atuação do Sindicato além dos muros das fábricas.

Secretarias e comunicação

O congresso promoveu, também, mudanças no Estatuto Social da entidade. Uma delas amplia de 9 para 11 o número de membros na Direção Executiva e outra aumenta de 21 para 27 o número de dirigentes no Conselho da Executiva.

Foram criadas ainda as secretarias de Políticas Sociais e de Cidadania e outra de Relações Internacionais.

A primeira vai organizar o trabalho das comissões temáticas do Sindicato (gênero, juventude, pessoas com deficiência e igualdade racial) e se encarregar da atuação do Sindicato nos espaços públicos.

Outra secretaria é a de relações internacionais que visa a atender a crescente dinâmica de articulação entre trabalhadores nas fábricas multinacionais e de setores na cadeia metalúrgica.

“Tivemos um expressivo ganho com a criação da secretaria de Políticas Sociais pois nossa ação nesse campo já é muito abrangente”, comentou Simone Vieira, do Comitê Sindical na Ford. Segundo ela, a secretaria foi criada a partir de um debate sobre emenda que propunha uma secretaria de mulheres.

O presidente Sérgio Nobre destacou o apoio que o congresso deu ao projeto de comunicação do Sindicato, que nesta semana teve a indicação de mais duas concessões do governo federal, uma para um canal de televisão e outra de rádio. O Sindicato já é detentor de concessões de TV e de rádio na cidade de Mogi da Cruzes (as duas em implantação). As indicadas agora são para um canal de TV em São Caetano e uma emissora de rádio em São Vicente.

Os temas em debate

Formação sindical

Cooperativismo

Comunicação com a categoria 

Saúde, Segurança e Meio Ambiente no Trabalho

Gênero, Juventude, Igualdade Racial, Pessoas com Deficiência

Negociação Coletiva 

Relações Internacionais

Relação com o Governo Federal

Regionalidade

Relações com os Movimentos Sociais

Comunicação com a Sociedade

Meio Ambiente

Cultura

Da Redação