O trabalhador na avenida

A luta dos trabalhadores vai ganhar uma parte do carnaval paulista no ano que vem. Através do enredo Com licença, eu vou à luta, a Escola de Samba Tom Maior entrará na avenida contando cem anos de história de resistência e organização sindical dos trabalhadores.

Na passarela, a luta dos trabalhadores

Com o enredo Com licença, eu vou à luta, a Escola de Samba Tom Maior entra no próximo ano no sambódromo de São Paulo mostrando a história da luta dos trabalhadores brasileiros.

“Acredito que as pessoas vão se sentir incluídas no enredo, fazendo um Carnaval com muito envolvimento e emoção”, disse o presidente da escola, Marko Antonio da Silva.

Ele comentou que, com esse enredo, a Tom Maior mantém uma de suas características, que é apresentar mensagens sociais na avenida.

“O enredo é muito rico. São mais de cem anos de história, desde o anarco-sindicalismo, no início do século 20, até os dias de hoje com as centrais sindicais”, explicou Marko.

Ele disse que o carnavalesco Marco Aurélio encontrou ótimas soluções para as fantasias e os carros alegóricos. “O samba Com licença eu vou à luta também está muito bom, bastante empolgante”, afirmou (veja letra ao lado).

O enredo mostra que o trabalhador nunca se curvou à exploração e à opressão. “As mãos que constróem o mundo têm direito de transformar em realidade o sonho de uma sociedade livre, justa e fraterna”, comentou o carnavalesco.

A escolha do enredo aconteceu em seguida à parceria entre a Tom Maior e a CUT para a realização da atividades sociais, educativas e recreativas.

“O enredo é um reconhecimento àqueles que se dedicaram à organização da classe trabalhadora”, disse Carlos Alberto Grana, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM-CUT).

Com as cores vermelha, amarela e branca, a Tom Maior contará com 3.200 componentes, distribuídos em 22 alas.

Ensaios e fantasias – Os ensaios acontecem aos sábados, a partir das 21h, na quadra da escola, na Rua Eugênio de Medeiros, 263, em Pinheiros, próximo à ponte Euzébio Matoso.

Na próxima terça-feira, dia 14, haverá a apresentação das fantasias também a partir das 21h. O site da escola é www.grestommaior.com.br

Samba-enredo

Com licença, eu vou à luta

Numa era industrial
A ambição gerou ganância e cobiça
Máquinas devoram o trabalhador
Uma escravidão… Onde o capital é o que importa
Se o tempo é dinheiro a ganhar
A vida é só trabalhar
Pra sobreviver não basta!
E surgem movimentos pelo mundo
Irmanados por um ideal
Pra nossa dignidade
1º de Maio, conquista universal

Quero ter o meu direito, chega de exploração
Com licença eu vou à luta  (bis)

Faço greve, vou pra rua
Digo não à opressão
Está em nossas mãos
Transformar o sonho em realidade
Acreditar num mundo com mais igualdade
Sindicatos livres no País
A força do ABC, nossa raiz

Quero ter salário justo e um melhor viver
Pro crescimento da nossa nação, educação
Acordar Brasil… A nossa gente vale ouro
O petróleo é o nosso tesouro
Orgulho dessa Pátria Mãe Gentil
Sou Tom Maior amor… (Meu amor)
Razão do meu viver