O último apaga a luz: Kia também deve anunciar saída da Rússia

Vice-presidente executivo da Kia anunciou que marca pode fechar definitivamente as portas da empresa no país

A saída de grandes fabricantes de automóveis na Rússia não para por conta da guerra da Ucrânia. Assim, o maior país em extensão territorial do mundo pode ter mais uma marca encerrando suas operações: a Kia. Algo importante a destacar é que a Kia é a segunda fabricante em volume de vendas no país, ficando apenas atrás da Avtovaz (a famosa Lada).

Segundo a Automotive News Europe, a Kia enxerga a volatilidade aumentando na Rússia por conta da guerra prolongada na Ucrânia. Com isso, em um pior cenário, um executivo da empresa afirmou que a marca sul-coreana pode fechar definitivamente suas portas no país.

Para se ter uma dimensão de como o mercado russo está atualmente, no acumulado entre janeiro e setembro deste ano foram emplacadas 506.661 unidades, contra 1.260.111 do montante emplacado no mesmo período de 2021, segundo dados da Association of European Business. Isso significa uma queda de nada menos do que 59,8% de um ano para o outro.

Falando especificamente da Kia, a queda nas vendas na Rússia foi de 64% no acumulado dos primeiros nove meses do ano (56.791), enquanto que no mesmo período de 2021 a marca vendeu 159.729 veículos. Em números gerais, a Kia foi a segunda marca mais vendida na Rússia no ano passado, quando conseguiu uma participação de mercado de 12,3%, ficando atrás apenas da rival local AvtoVAZ – que deteve à época 21% do mercado.

Do Motor1