O vaivém no crescente mercado de SUVs

O Hyundai Creta foi líder em novembro, posição que há um ano era ocupada pelo VW T-Cross

Enquanto o mercado de automóveis em geral registra queda de 1,3% no acumulado deste ano, com total de 1,4 milhão de emplacamentos, o segmento de SUVs teve expressiva alta de 29,8%, passando de 461 mil unidades de janeiro a novembro de 2020 para 598,5 mil no mesmo período deste ano. Os demais segmentos somados, em contrapartida, recuaram 16%, de 959,8 mil para 803,3 mil unidades.

Com 40 modelos catalogados no levantamento da Fenabrave, o segmento de SUVs foi o que mais ganhou novidades nos últimos anos e conta hoje com a participação de praticamente todas as marcas que atuam no País. A última a entrar foi a Fiat, que lançou o Pulse neste segundo semestre.

Com tanta variedade de modelos, nada mais natural do que uma acirrada disputa no topo do ranking específico dos SUVs. A Hyundai conseguiu emplacar o Creta na liderança em novembro, com 6.099 unidades. No mesmo mês do ano passado, o topo era ocupado pelo Volkswagen T-Cross, que também dominava no acumulado, enquanto os Jeep Renegade e Compass ocuparam a segunda e terceira colocações.

Este ano, no entanto, os dois modelos da Jeep dominam as vendas de janeiro a novembro, com, respectivamente, 69,6 mil e 64,2 mil emplacamentos. O Creta é o terceiro no ano, com 58,7 mil unidades, seguido do T-Cross (55,7 mil) e Chevrolet Tracker (42,8 mil). Com os 598 mil emplacamentos do acumulado deste ano, os SUVs conquistaram participação de 42,7% no mercado total de automóveis, ante índice de 32,4% no mesmo período de 2020.

Do AutoIndústria