Obama: ´Podemos ver o início do fim da recessão´
O presidente americano defendeu as medidas adotadas pelo governo para combater o desaquecimento econômico, incluindo o pacote de estímulo e o financiamento das montadoras
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse durante um discurso que a economia norte-americana pode ter alcançado os estágios preliminares do fim da recessão e alertou que a reforma do sistema de saúde é crucial para o futuro do país. Durante um pronunciamento na cidade de Raleigh, no Estado norte-americano da Carolina do Norte, Obama defendeu as medidas adotadas pelo governo para combater o desaquecimento econômico, incluindo o pacote de estímulo e o financiamento das montadoras. Apesar disso, ele comentou que seria um pouco temerário afirmar que a recessão chegou ao fim.
“É verdade que interrompemos a queda livre. O mercado está em alta e o sistema financeiro não está mais à beira do colapso. A taxa de perda de empregos caiu quase pela metade desde quando assumi o gabinete, há seis meses”, afirmou Obama. “Então, podemos estar vendo o início do fim da recessão. Mas isso é um consolo pequeno se você está entre as pessoas que perderam o emprego e ainda não encontraram outro”, acrescentou.
Obama também disse que a reforma do sistema de saúde dos EUA trará mais segurança e estabilidade para as pessoas que já possuem convênios médicos. Segundo a Casa Branca, o governo norte-americano pretende delinear algumas proteções específicas para os consumidores, entre elas a exclusão de discriminações por doenças ou condições preexistentes e a proibição da suspensão da cobertura do plano de saúde por conta do surgimento de doenças graves. As informações são da Dow Jones.
Da Agência Estado