Oito novos robôs foram instalados na fábrica da Nissan em Resende
A fábrica da Nissan em Resende, RJ, que recebe parte do investimento de R$ 2,8 bilhões até 2025, teve oito novos robôs instalados nas áreas de Pintura e de Plástico, ampliando para 113 o total de equipamentos em toda a unidade e mais 160 AGVs, os pequenos carrinhos robotizados que circulam pelas linhas de produção.
No prédio da pintura quatro robôs foram integrados, somando agora dezesseis na área, na proteção inferior das carrocerias: aplicam a vedação e uma massa protetiva contra ruídos e pequenos impactos nos chassis do Kicks, único modelo em produção na fábrica sul-fluminense.
Segundo a Nissan eles compõem a primeira estação automática instalada fora da cabine de pintura e ajudarão a reduzir o tempo desta etapa do processo: atualmente passam por dia 360 carrocerias na nova estação.
Na linha de plástico outros quatro robôs, na cabine da pintura dos para-choques, aplicam a base da pintura. Dois realizam a primeira demão e os outros dois a segunda demão. Com os novos integrantes este processo passou a ser 100% automatizado, pois a aplicação de verniz já é feita por outros dois robôs.
Da AutoData