Omoda Jaecoo pode produzir carros em antiga fábrica da Ford

Chinesa não confirma relação com antiga fábrica da Troller, mas plano de produzir no Brasil ainda em 2025 pode ter a ver com o local

Depois de lançar seus primeiros carros no Brasil, o Omoda E5 e o Jaecoo 7, a Omoda Jaecoo já está com mais planos para o mercado brasileiro. De acordo com apurações da Autoesporte, a chinesa que pertence ao grupo Chery pretende começar a produzir carros por aqui ainda em 2025, com dois modelos.

E, embora a fabricante não confirme onde instalará sua fábrica, é bem possível que a marca surpreenda e utilize a antiga fábrica da Ford em Horizonte (CE) para conseguir cumprir com esse prazo. O polo, na verdade, era onde a empresa norte-americana produzia jipes da brasileira Troller. No entanto, as atividades foram encerradas quando a Ford decidiu sair do Brasil, em 2021.

Já em 2024, o governo estadual do Ceará anunciou que o terreno da fábrica passaria a ser controlado pela Comexport, empresa especializada em importações e que deseja transformar o local em um complexo multimarcas para montar veículos elétricos em formato CKD, um método que importa peças desmontadas para serem montadas em outro país. E segundo apurações do jornalista Jorge Moraes para o UOL, a Comexport deve colocar a fábrica para operar ainda este ano, com a montagem de dois modelos.

É exatamente o mesmo cronograma e o mesmo número de produtos que a Omoda Jaecoo está preparando para o Brasil. Inclusive, a página ainda informa que o polo será multimarcas e tem previsão de produzir seis carros eletrificados — e todos em CKD. Isso explica o fato da Neta, outra chinesa, também estar negociando a produção na unidade. Até o momento, a Omoda Jaecoo não confirma a relação com o polo nordestino. A Comexport também não confirma qualquer tipo de negociação com a Omoda Jaecoo.

Do AutoEsporte