Onda de recalls afeta quatro montadoras em duas semanas

Desde o último dia 10, Hyundai, Land Rover, Subaru e Volvo abriram recalls; tem até fabricante dando dinheiro para consumidor

Desde 2002, o Procon-SP reúne um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil. O intuito é ajudar o consumidor a descobrir quais produtos já foram convocados. Para isso, basta realizar uma simples busca pelo nome da fabricante ou modelo no site do órgão.

De acordo com o sistema, o setor de veículos detém mais de 81% do número total (1.657). Afinal, só nas últimas duas semanas, quatro montadoras abriram chamado: Hyundai, Land Rover, Subaru e Volvo.

Com base em dados do sistema, desde o primeiro dia de janeiro de 2002 até quarta-feira (19) foram efetuados 1.344 recalls por montadoras de carros e motos. No período, houve um total de 20,6 milhões de veículos convocados para reparo de defeitos graves. Isso poderia, no entanto, colocar a integridade e até mesmo a vida dos clientes em risco.

E o consumidor deve estar alerta, afinal, desde abril, os veículos que não fizeram recall não podem ser licenciados nem transferidos. Esse bloqueio do documento tem base na alteração feita no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) por meio da lei 14.071, de 2020. O flagrante para esse tipo de situação resulta em infração gravíssima, que rende multa de R$ 293,47 e sete pontos no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o carro pode ficar retido.

Do Jornal do Carro