Ônibus elétrico articulado BYD é aprovado para rodar em São Paulo

Modelo testado nas ruas de São Paulo tem 22 metros de comprimento e capacidade para atender 170 passageiros

A BYD disponibilizou o primeiro ônibus elétrico articulado do Brasil para ser avaliado pela SPTrans, gerenciadora de transportes da cidade de São Paulo. O veículo foi submetido aos itens e normas previstos nos Manuais de Padrões Técnicos de Veículos elaborados e teve os requisitos aprovados.

O ônibus elétrico modelo D11B, com chassi fabricado em Campinas (SP), já passou pelos requisitos de frenagem, tempo de carga do sistema pneumático, aceleração e outros pontos que dizem respeito ao desempenho. Entre os diferenciais, o modelo BYD D11B possui baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), fabricadas na planta de Manaus, com autonomia para rodar até 250 quilômetros com uma carga completa. O tempo de recarga média é de até 3 horas (de 0% a 100%).

Os ônibus articulados elétricos foram desenvolvidos pela engenharia da BYD no Brasil e já estão entrando em funcionamento em corredor exclusivo na cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo. O modelo testado nas ruas de São Paulo tem 22 metros de comprimento e capacidade para atender 170 passageiros.

Um ônibus elétrico articulado reduz a emissão em mais de 184 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1.311 árvores por ano, sendo que um ônibus a diesel comum consome 90 litros de diesel em um dia de operação. Presente no Brasil desde 2012, a BYD também destaca como vantagem competitiva a montagem própria das baterias para os ônibus elétricos. A produção de baterias de fosfato ferro-lítio-ferro (LiFePO4), usada nos ônibus articulados, é totalmente feita na planta da BYD em Manaus.

Do InsideEVs