Ônibus elétrico Eletra Padron é aprovado para operar em SP

O Eletra Padron, ônibus 100% elétrico, foi aprovado pela São Paulo Transporte (SPTrans) para operar no sistema municipal da capital paulista e ser adquirido pelas viações. O modelo já pode iniciar suas operações e é mais uma opção de ônibus elétrico disponível na frota paulistana, que ultrapassou mil unidades recentemente.

Produzido pela Eletra, empresa 100% nacional, o Padron comporta até 82 passageiros – entre sentados e em pé – e tem cerca de 12,5 metros de comprimento. O chassi é Mercedes e a carroceria, Caio. Segundo a empresa, o veículo possui algumas novidades, como motores elétricos de ímã permanente, controladores precisos com softwares mais modernos e baterias inéditas da WEG – empresa também 100% brasileira.

O ônibus possui uma autonomia de 255 km, homologada em testes pela SPTrans. As baterias somadas apresentam uma capacidade de 373 kWh. Lançado oficialmente em outubro de 2025, o Padron pode levar até 82 passageiros – 10 a mais que sua versão anterior – graças à uma redução na massa do veículo entre 350 kg e 400 kg. Esse peso menor foi possibilitado pelas novas tecnologias do sistema elétrico, que ampliam a capacidade de retenção energética e a durabilidade das baterias.

O e-bus também oferece piso baixo para garantir a acessibilidade de pessoas com dificuldades de movimento, além de vidros colados com proteção contra raios UV (ultravioleta do Sol), ar-condicionado e tomadas do tipo USB para carregamento de dispositivos móveis. Com isso, o ônibus se enquadra em mais exigências da SPTrans.

Do Canal VE