Ônibus elétricos geram economia de R$ 1 milhão em Porto Alegre
A prefeitura de Porto Alegre economizou aproximadamente R$ 1 milhão em combustíveis com a utilização de 12 ônibus elétricos em três linhas da cidade nos últimos 12 meses, segundo balanço da administração municipal. Neste período, a substituição do diesel ainda evitou a emissão de 874,02 toneladas de gases poluentes, equivalentes à queima de 263.276 litros do combustível fóssil.
As três unidades de recarga rápida do município abasteceram os veículos com 811.520 kWh, com consumo médio de 1,25 kWh por quilômetro rodado. Essa economia foi gerada em 71.819 viagens, percorrendo 656.982 quilômetros no total com mais de 1,2 milhão de passageiros que utilizaram do transporte público eletrificado entre 19 de agosto de 2024 e 18 de agosto de 2025.
Além da redução em combustíveis, a prefeitura identificou que nesse período contou com custos operacionais e de manutenção mais baixos a longo prazo, visto que os veículos elétricos possuem um ciclo de vida mais sustentável em relação aos ônibus à diesel. Com alta eficiência energética, também não emitem gases poluentes derivados da queima de combustíveis fósseis, o que contribui para a preservação do meio ambiente e a saúde da população.
O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, destaca a importância da descarbonização do transporte público. “A eletrificação do transporte coletivo é fundamental para reduzir a poluição e tornar o sistema mais moderno, sustentável e eficiente, em que o maior beneficiado é o passageiro. ”
Do Canal VE