Ônibus movido a biometano é apresentado a passageiros de Foz do Iguaçu

De 8 a 12 de novembro, o ônibus Scania K280 com motor a gás esteve à disposição dos passageiros na fronteira

Quem circulou pelas avenidas de Foz do Iguaçu nos últimos dias teve a oportunidade de notar um ônibus diferente. De 8 a 12 de novembro, o ônibus Scania K280 com motor a gás esteve à disposição dos passageiros na linha Itaipu Binacional – Parque Nacional do Iguaçu (PNI) e, na última sexta-feira (13), transportou os turistas que foram visitar as Cataratas do Iguaçu, dentro do PNI. O veículo deixou Foz do Iguaçu na quarta-feira (18), com destino a Ponta Grossa (PR).

Para suprir a demanda de gás do ônibus durante este período, mais de 18 toneladas de resíduos foram transformadas em biometano, combustível renovável feito a partir de lixo orgânico. A ação foi uma parceria entre Scania, Itaipu Binacional, Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) e Cataratas S.A, para demonstrar os benefícios econômicos e ambientais do ônibus movido a biometano. A intenção foi conhecer o desempenho do ônibus utilizando o biocombustível, testar o rendimento, bem como estimular a futura adoção desta tecnologia no transporte público deste tipo de equipamento.

Os motores movidos a gás apresentam vários benefícios com relação a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Em comparação com a legislação que regulamenta tais emissões no Brasil (Proconve P7), os motores a gás podem reduzir em até 90% as emissões prejudiciais à saúde (Material Particulado e Óxidos de Nitrogênio – NOx), além de ter grande redução do nível de ruído.

O biometano é um biocombustível gerado a partir tratamento de lixo orgânico, que pode ser oriundo tanto da área rural (práticas agropecuárias), quanto de centros urbanos (aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto). De acordo com Rafael González, diretor presidente do CIBiogás, o biometano se apresenta como um meio para interiorização do gás no País e reduz consideravelmente a emissão de GEE, responsáveis pelo aquecimento global.Do Portal da Cidade Foz do Iguaçu