Oportunidade e otimismo
Comente este artigo. Envie um e-mail para sumetabc@dieese.org.br
Na semana passada, o São Paulo Expo sediou o 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria, promovido pela CNI. Destaque para as participações de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, da ministra Luciana Santos, de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de Mariana Mazzucato, conceituada professora de economia da University College em Londres.
Mazzucato falou sobre a necessidade de o Brasil promover sua transição energética e tecnológica através de políticas alinhadas às necessidades da sociedade brasileira. Alckmin ressaltou os objetivos da nova política industrial, que abrangem a digitalização da indústria para impulsionar a produtividade, juntamente com a bioeconomia e a descarbonização. Luciana Santos defendeu a reindustrialização verde do Brasil, visando uma modernização que aproveite todo o potencial da biodiversidade nacional.
Um dos pontos positivos foi a constante repetição da ideia de que o Brasil possui potencial para ser um dos líderes globais na transição energética. No entanto, o tópico da geração de emprego e renda merece atenção ainda mais específica, e com maior brevidade.
Subseção do Dieese