Oposição denuncia nota do Ministério da Saúde antivacina e a favor da cloriquina

A nota técnica publicada no Diário Oficial pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, contra a vacina que combate à Covid-19 e favorável ao uso de medicamentos ineficazes, revoltou parlamentares da oposição no Congresso.

Foto: Divulgação

O senador Humberto Costa (PT-PE) pretende convidar ou convocar o secretário para depor na Comissão de Direitos Humanos. A Rede Sustentabilidade pediu no STF o afastamento do secretário do cargo. A bancada do Psol na Câmara dos Deputados apresentou uma notícia-crime ao STF, buscando responsabilizar os autores da nota técnica.

Kit Covid

O Comitê Extraordinário de Monitoramento da Covid-19 da Associação Médica Brasileira solicitou a anulação de uma portaria emitida pelo Ministério da Saúde que é favorável ao uso do kit covid, composto por medicamentos ineficazes contra o coronavírus. A nota emitida pelo comitê afirmou que os argumentos utilizados pelo Ministério da Saúde não têm sustentação científica e contém pontuações falaciosas.

A Conitec aprovou a diretriz contrária ao uso de medicamentos ineficazes contra a Covid-19, como a cloroquina, porém a recomendação não foi atendida pelo Ministério da Saúde no dia 20 de janeiro.

Pegou mal

Após a repercussão negativa, ontem o Ministério da Saúde afirmou que documento será publicado novamente. Dessa vez, a nota sairá sem a tabela que aponta a eficácia e segurança no uso da hidroxicloroquina contra a Covid-19, contrariando evidências científicas.

Cinco mortes por minuto no mundo

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom, afirmou na última segunda-feira, 24, que é “perigoso” afirmar que estamos perto do fim da pandemia. Ou que a variante ômicron seja a última. Ele presumiu que a Covid-19 “não vai desaparecer tão cedo”. E que é preciso aprender a “administrá-la”. Contudo, destacou que a doença continua matando.

Só na última semana, em todo o mundo, mais de 55 mil pessoas morreram, de acordo com os registros oficiais. O que equivale a uma morte registrada a cada 12 segundos, ou cinco por minuto. Nesse período, as autoridades de saúde registraram, globalmente, 100 novos casos de Covid a cada três segundos.