Oposição impede criação do Fundeb
Uma jogada mesquinha da oposição está impedindo que milhares de alunos recebam os benefícios de uma das mais importantes iniciativas sobre Educação já feitas no País.
O Senado aprovou terça-feira à noite o projeto do governo federal que cria o Fundeb, Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, que vai substituir o Fundef, criado por FHC e que atendia apenas os alunos do ensino fundamental.
O novo fundo será composto por 20% dos principais impostos ligados à educação e deve arrecadar R$ 44 bilhões ao ano, beneficiando 47 milhões de alunos e destinando cerca de 60% dos recursos ao pagamento do salário dos professores.
Só que o projeto estava parado no Congresso porque a oposição impedia que fosse votada. Quando as críticas a esta jogada ficaram irrespondíveis, PSDB e PFL decidiram fazer um ping-pong com o Fundeb.
No momento em que a matéria está na Câmara, recebe uma alteração que obriga sua volta ao Senado. Este muda novamente o projeto para ele retornar à Câmara, que o altera para que volte ao Senado. E assim indefinidamente.
Desta forma, a oposição evita que o Fundeb seja aplicado imediatamente, prejudicando milhões de alunos e professores e o próprio futuro do País.
Para piorar, como a oposição resolveu trancar a pauta da Câmara, é possível que o Fundeb seja reavaliado pelos deputados apenas após o recesso de julho.