Organização dos trabalhadores e trabalhadoras fortalece a democracia

Quanto mais estivermos organizados como classe trabalhadora, mais democrática será a sociedade e mais qualificado será o nosso voto

Quanto mais estivermos organizados como classe trabalhadora, mais democrática será a sociedade e mais qualificado será o nosso voto
Foto: Adonis Guerra

Numa sociedade capitalista como a nossa, os grupos sociais que fazem parte dela possuem interesses diferentes e, muitas vezes, opostos. Historicamente, quem detém o poder econômico se organiza para controlar também o poder político e ideológico, como forma de manutenção da sua riqueza e dos seus privilégios.

Podemos mencionar a estratégia política ao longo dos anos do grupo de pessoas ligadas ao agronegócio, nome adotado por grandes plantadores e pecuaristas nos últimos anos que, embora represente 3% da população, controlam cerca de 50% do Congresso Nacional, possuem influência no poder judiciário e contam com apoio da grande mídia comercial.

Com esse poder político, a bancada ruralista, para aumentar suas margens de lucro, aprova facilmente suas pautas como, por exemplo, o uso indiscriminado de agrotóxicos, que envenenam a população e agridem o meio ambiente. Desta forma, vemos que o interesse econômico de um pequeno grupo afeta a maioria da população.

Nós, que somos a imensa maioria da população, a classe trabalhadora, que dependemos do nosso trabalho para sobreviver, precisamos nos valer da nossa capacidade de organização coletiva para defender os nossos interesses comuns porque essa é a única forma de construirmos coletivamente uma sociedade mais justa, que possibilite bem-estar social e qualidade de vida para todos.

Educação e saúde pública de qualidade para todos só são possíveis com a mobilização da sociedade. O mesmo vale para a melhoria da mobilidade urbana, política de habitação, acesso à cultura, igualdade de oportunidades, ampliação de direitos e assim por diante. Em síntese, um Estado comprometido com os interesses da maioria será resultado da capacidade de pressão, organização social e política da classe trabalhadora. 

Precisamos estar presentes e ser atuantes nos diversos espaços de organização social, como os sindicatos de trabalhadores, associações de bairro, movimentos sociais, conselhos populares, dentre outros. Quanto mais estivermos organizados como classe trabalhadora, mais democrática será a sociedade e mais qualificado será o nosso voto e mais representantes comprometidos com os interesses da classe trabalhadora ocuparão os espaços de poder no âmbito federal, estadual e municipal no parlamento e no executivo.

É hora de fazermos dos momentos eleitorais, como do próximo domingo, 6, uma transformação política e social para afetar positivamente a grande maioria da população. A democracia precisa ser reconhecida como instrumento político capaz de gerar prosperidade econômica e social com respeito ao meio ambiente, que possibilite sonharmos com um mundo melhor para todos nós e às futuras gerações.

  

Departamento de Formação dos Metalúrgicos do ABC