Organização e resistência garantem estabilidade até 2017 na Ford
Metalúrgicos na Ford conquistam acordo de estabilidade, ajuste salarial, PLR e debate de novos produtos para a planta no ABC
Os trabalhadores na Ford, em São Bernardo, aprovaram ontem em assembleia na fábrica, o acordo negociado pelo Sindicato, que garante estabilidade de emprego até 2017.
A proposta também estabelece a criação de mesa de negociação permanente para discutir a viabilidade de novos produtos e com isso garantir o fortalecimento da planta na cidade.
Além da garantia de emprego e da negociação de novos produtos, o acordo estabelece índices de reajuste salarial para dois anos e PLR (Participação nos Lucros e Resultados) para três anos.
Para o presidente do Sindicato, Rafael Marques, o momento do setor automotivo no Brasil, que atravessa dificuldades com baixa produção, ameaça os empregos.
“É uma vitória importante porque nos ajuda a atravessar este ano e o próximo, em que o mercado se encontra instável, conquistando garantias aos companheiros”, ressaltou.
“Acordos de longo prazo como este, favorecem a economia e são exemplos a serem seguidos por empresas e governos”, defendeu o presidente.
“Não é possível fazer previsões ou planejar o futuro se as regras são alteradas a todo momento, como é o caso do Finame”, criticou.
“Mais uma vez, provamos que é possível encontrar saídas para momentos de crise”, disse.
As negociações do Sindicato com a Ford começaram em novembro do ano passado e só foram concluídas nesta semana.
“Foram mais de 30 reuniões para chegar a este acordo e inúmeras conversas com todas as áreas”, contou o coordenador geral do Sistema Único de Representação, o SUR, e do CSE, José Quixabeira de Anchieta, o Paraíba.
“A mobilização no chão de fábrica foi fundamental para avançarmos na proposta e concluirmos esse processo”, completou o coordenador.
Segundo o diretor executivo do Sindicato, Alexandre Colombo, o debate com os trabalhadores feito pelos representantes do SUR e do CSE foi determinante para o entendimento da proposta.
“Com o acordo os metalúrgicos na Ford têm mais segurança para planejar a sua vida. Todos reconheceram essa conquista”, destacou o diretor.
“Por isso tivemos essa aprovação em massa durante a assembleia. Estão todos de parabéns”, comemorou Colombo.
Da Redação