Organização Mundial do Comércio autoriza Brasil retaliar EUA

A decisão é em resposta aos subsídios ilegais que a Casa Branca distribui aos produtos de algodão. Reataliação significa que o Brasil poderá sobretaxar produtos norte americanos. É a segunda maior retaliação já dada pela entidade a um país

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou na segunda-feira (31)o Brasil a impor retaliações no valor de R$ 800 milhões sobre o governo americano, em resposta aos subsídios ilegais que a Casa Branca distribui aos produtos de algodão.

Reataliação significa que o Brasil poderá sobretaxar produtos norte americanos. É a segunda maior retaliação já dada pela entidade a um país.

“Não é só o Brasil que ganha, mas todo o sistema de comércio multilateral”, afirmou o subsecretário de Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores, Pedro Carneiro de Mendonça.

Ele comentou que saem ganhando todos os países em desenvolvimento, já que esta foi a quarta decisão favorável de um processo que se arrasta há vários anos. “A decisão não dá razão ao país mais forte, mas sim ao Brasil, que tem uma tradição longa em defesa do sistema multilateral de comércio”, disse.