Os carros Flex que existem nos EUA são iguais os carros Flex do Brasil?
Os EUA têm cerca de 20 milhões de carros Flex. Pode parecer um número bem significativo, mas não é tanto assim quando descobrimos que existem mais de 280 milhões de carros naquele país. E, destes, apenas 12% de seus proprietários usam o E85, que é uma mistura de 85% de etanol, com 15% de gasolina. Apesar de termos muito mais carros Flex no Brasil do que nos EUA, em porcentagem do mercado, a tecnologia chegou aqui depois de lá.
É claro que o carro movido a etanol é algo que o Brasil tem muito mais tradição, pois eles existem desde os anos 1970, mas o carro Flex foi lançado em nosso país em 2003, sendo o VW Gol o primeiro neste sentido. E nos EUA, ele chegou antes, em 1996. Naquele ano, a Ford apresentou o Ford Taurus Flex Fuel, o primeiro carro Flex dos EUA. Mas, um detalhe faz dos carros Flex dos EUA muito piores do que os nossos: eles apenas funcionam com essa tal de E85, que é uma proporção de 85% etanol e 15% de gasolina.
Não são totalmente flexíveis como os nossos, onde a porcentagem pode ser qualquer uma que o motorista preferir. Como os Estados Unidos tem temperaturas muito mais frias do que no Brasil, usar lá o E100, por exemplo, que é 100% de etanol, é inviável, pois dar a partida no carro fica muito, mas muito difícil abaixo de zero grau. Por isso, o E85 foi formulado dessa maneira, os 15% de gasolina ajudam na partida, não importa quão frio esteja.
Quem tem carro a álcool mais antigo no Brasil usa uma mistura meio parecida, cerca de 10% de gasolina no tanque cheio de álcool, para não arriar a bateria tentando dar a partida por umas dez vezes seguidas. Outra diferença do sistema lá nos EUA é que naquele país o etanol é feito de milho, diferente do nosso que vem da cana de açúcar.
Do Notícias Automotivas