Os cuidados no inverno

O inverno é uma época em que diminuem os acidentes pessoais. As pessoas saem menos de suas casas, praticam menos esportes, passeiam menos e isso diminui a ocorrência de quedas, fraturas, torções, e mesmo os acidentes de automóvel no período noturno.

Aumentam os acidentes domésticos

Em contrapartida, os acidentes dentro de casa aumentam. As queimaduras são mais frequentes e o álcool usado em latas como aquecedor para ambientes é um dos principais motivos.

A proximidade de fontes de calor como fogões, lareiras e aquecedores domésticos, principalmente a gás, são outras causas importantes de acidentes.

Idosos são mais atingidos

Com o frio, as noites são mais longas e as pessoas, principalmente as mais idosas, deitam-se mais cedo e levantam-se mais durante a noite, principalmente para irem ao banheiro.

Isto porque, durante a época mais fria, a circulação periférica do sangue diminui e as pessoas transpiram menos, aumentando a quantidade de urina produzida.

As quedas com consequências graves aumentam consideravelmente e, portanto, todo cuidado é pouco.

Aumentando sua segurança

Deixe sempre uma pequena lâmpada acesa no seu trajeto ao banheiro. Não mude os móveis de lugar.

Recolha tapetes e passadeiras que podem escorregar ou servir de obstáculo nas passagens.

Levante-se vagarosamente e permaneça sentado na cama durante uns minutinhos antes de ficar em pé, para evitar tonturas.

Antes de começar a andar procure acender as luzes. Use calçados firmes e antiderrapantes. Cuidado com chinelos de flanela, lã e feltro.

Não use aquecedores muito fortes com o quarto fechado. Deixe sempre uma abertura para ventilação pois a queima do oxigênio do ar pode causar tonturas, desmaios e até a morte.

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente