Os cursos de formação neste ano

O Sindicato desenvolverá em 2007 um extenso programa de formação com o objetivo de melhor preparar seus dirigentes e militantes para a ação sindical na fábrica e na sociedade.

A proposta parte do princípio de que a formação é um processo no qual se combinam e se complementam a vivência da ação e da luta sindical, dentro e fora da fábrica, e momentos de estudo, debate e reflexão na sala de aula.

Os cursos procuram identificar as demandas de conhecimento que nascem da ação sindical, como as questões técnicas e políticas que os dirigentes e militantes precisam conhecer melhor para encaminhar negociações de PLR ou a defesa de melhores condições de trabalho, por exemplo.

O estudo em torno dessas questões se dá através da análise de experiências, do acesso a novas informações, da pesquisa e do debate, transformando os participantes em sujeitos do conhecimento e transformando o próprio processo de construção do conhecimento numa troca constante de saberes.

Neste sentido, esta prática pedagógica libertadora rompe com as formas tradicionais de ensino-aprendizagem nas quais o “professor” sabe tudo e os alunos “aprendem”, como podem, o que ele “ensina”.

As atividades começam em março. O Departamento de Formação desenvolverá cinco cursos: Comunicação e Expressão, Sindicato e Política I, Negociação Coletiva, Sindicato e Política II e Formação de Formadores. O Departamento de Saúde do Trabalhador desenvolverá o curso de Ergonomia e os seminários mensais Saúde e Trabalho.

As inscrições serão feitas na fábrica, através da representação sindical. Procure a Comissão de Fábrica ou o CSE para obter mais informações sobre os cursos e os critérios de inscrição.

Departamento de Formação