Os desafios do Centro de P&D de biocombustíveis da VW
Entre eles, desde a célula de combustível polimérica de etanol até ações de incentivo ao uso local do combustível alternativo
Batizado de Way To Zero Center, foi inaugurado na segunda-feira, 21, o centro de pesquisa e desenvolvimento da Volkswagen América do Sul, localizado na fábrica de São Bernardo do Campo, SP, e idealizado para ser o centro mundial do grupo no que tange aos biocombustíveis. Parte importante do projeto de descarbonização da companhia, que visa à neutralização de carbono até 2050, o novo centro conta com 17 parcerias, sendo dez universidades e sete empresas.
O objetivo é desenvolver projetos que atendam os mercados da América Latina, assim como Índia, Ásia e África, entre outros, e no Brasil, em particular, mostrar aos consumidores os benefícios do uso do etanol quando o tema é descarbonização.
O desafio é mostrar isso para o consumidor brasileiro, razão pela qual a Volkswagen pretender desenvolver ações de conscientização sobre a importância de se dar preferência ao etanol. Executivos da empresa lembraram, inclusive, que a VW Play, central multimídia dos veículos da marca, já vem com calculadora digital que mostra preço dos combustíveis e calcula as emissões de CO2.
Dentre as universidades que já firmaram parceria com o Way To Zero Center estão a Unicamp, USP e UFABC e, entre as empresas, a Raízen, Shell e Bosch. Formada por 12 profissionais, a equipe do centro de P&D coordena atualmente 23, dos quais dez estão em fase de desenvolvimento e o restante em fase de análise de viabilidade.
Do AutoIndústria