Os metalúrgicos e o Fome Zero: A água mudando a vida das pessoas
Cerca de cinco mil metalúrgicos dos setores de manutenção, mecânica, ferramentaria e logística da Volks Anchieta paralisaram as atividades às 08h00 e só devem voltar ao trabalho depois do almoço. Como os trabalhadores pararam setores estratégicos, como a logística, por exemplo, 80% da produção da fábrica estão parados.
Às 11h00, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopez Feijóo, fará uma assembléia para avaliar as mobilizações que a categoria vem fazendo e discutir novas ações até o dia 1º de setembro, data marcada pela Volks para a transferência de 1.923 trabalhadores para o Instituto Gente, empresa do grupo Autovisão Brasil, criada para intermediar mão-de-obra excedente, segundo a montadora.
Horário: 11h00
Local: Portaria Principal da Volks – Via Anchieta Km 24
Histórico:
No dia 21 de julho, a Volkswagen do Brasil anunciou o lançamento da Autovisão Brasil, empresa destinada a gerar empregos e negócios para intermediar mão-de-obra excedente, segundo release distribuído pela montadora à imprensa. A Volks chamou a imprensa para anunciar um investimento de R$ 350 milhões no Brasil, porém, o que os jornais ressaltaram foi o excedente de 3.933 trabalhadores que a montadora informou que ia transferir para a nova empresa do grupo. Os executivos da Volks garantiram que em momento algum falaram em demissão.
No entanto, como o anúncio foi feito de forma equivocada a impressão – e isso ficou claro em todos os títulos e manchetes dos jornais no dia seguinte – que ficou foi a de que a Volks podia romper o acordo que garante empregos dos trabalhadores da planta Anchieta até novembro de 2006.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopez Feijóo, disse na ocasião que, os investimentos que a Volks fizer agora ou vier a fazer no futuro no Brasil são absolutamente bem vindo, porém, não poderão jamais ser feitos com base em rompimento de acordos feitos com o Sindicato.
Marize Muniz
Assessoria de Imprensa
F: (11) 4128-4200 – Ramal 4253
(11) 4127-3776