Os novos números das pesquisas eleitorais
Novidade é o crescimento de Mercadante em São Paulo.
Nos últimos dez dias, a intenção de votos em Aloizio Mercadante (PT) subiu cinco pontos e passou de 18% para 23%, revelou pesquisa Ibope encomendada pela Rede Globo.
Os votos vieram principalmente dos eleitores indecisos, que caíram de 15% para 9%. Se a diferença continuar diminuindo nessa velocidade, haverá segundo turno em São Paulo, já que Mercadante somará, pelo menos, mais cinco pontos.
Como os votos que um candidato ganha são retirados na mesma quantidade de outro, Mercadante subiria dez pontos, percentual necessário para passar ao segundo turno.
Existem 9% de eleitores que ainda não definiram o voto para governador e 7% que votarão em branco. Os outros demais candidatos juntos somam apenas 5% dos votos.
Lula – Apenas entre 4 e 11 de setembro, o presidente subiu 3,6 pontos na preferência dos eleitores paulistas e chegou a 46,1% das intenções de voto. Na mesma semana, Alckmin caiu 2,5 pontos e está agora com 32% das preferências.
É o que revela pesquisa do jornal DCI e o Instituto Engrácia Garcia. Os nulos somaram 6,8%. Os entrevistados indecisos são 8,9%.
Com este resultado, a diferença entre Lula e Alckmin subiu de 8 para 14 pontos percentuais. Com os 46,1% da preferência dos eleitores, Lula tem mais que os 38,2% de seus adversários somados. Assim o presidente conseguiria também em São Paulo a reeleição já no primeiro turno.
ABC – Pesquisa do jornal Diário do Grande ABC, também registra a subida de Mercadante, que agora tem 27,5% dos votos na região. O levantamento confirma ainda a vitória do presidente Lula no ABC, com 40,4% dos votos. Alckmin tem 29,9%.