Outro acidente fatal na Termomecânica
Motorista morre ao ser prensado por caminhão. Trabalhadores fazem ato e exigem melhores condições de trabalho.
Ato realizado na semana passada em frente à Termomecânica voltou a denunciar as más condições de segurança na empresa e o grande número de acidentes envolvendo trabalhadores.
No dia 9, um grave acidente aconteceu no pátio da fábrica matando funcionário da Transportadora Ota.
Ele tentou entrar na cabina ao perceber que o caminhão estava descendo e acabou prensado no muro. Essa não é a primeira morte que acontece na Termomecânica.
“Até quando vamos continuar convivendo com tantos acidentes, que mata pelo menos um trabalhador por ano?”, perguntou o diretor do Sindicato Juarez Barros, o Buda.
A empresa nem comunicou o acidente com morte aos órgãos competentes. A Delegacia Regional do Trabalho só ficou sabendo da morte do trabalhador só após denúncia feita pelo Sindicato a partir de relatos de trabalhadores. O Sindicato também acionou o Ministério Público.
Buda disse que o Sindicato recebe semanalmente várias denúncias das más condições de trabalho e do esquema de pressão e perseguição no chão de fábrica.
Inconformado
Na assembléia da semana passada os trabalhadores aprovaram pauta com as três principais reivindicações, que são a melhoria das condições de trabalho, sábados alternados e restruturação de cargos e salários.
O diretor do Sindicato afirma que as distorções salariais são antigas e existem salários até duas vezes maior dentro da mesma função.
A pauta já foi entregue na sexta-feira passada. “Esperamos que desta vez a direção da Termomecânica atenda os trabalhadores e negocie com o Sindicato”, disse.
Ele classificou a assembléia de extremamente positiva, pois sentiu os trabalhadores unidos: “O pessoal está inconformado com tantos acidentes e não quer mais ver colegas perdendo a vida no trabalho”, concluiu.